BRÓCOLIS - BENEFÍCIOS X MALEFÍCIOS E CURIOSIDADES

Brócolis: um superalimento rico em nutrientes e antioxidantes

  • Existem três tipos principais de brócolis: brócolis de cabeça, brócolis romanesco e brócolis de raiz. No Brasil, cultivam-se dois tipos: o ramoso e o de cabeça
  • Ele é rico em vitaminas, fonte de minerais e fibras, dispondo de vitaminas C, A, K, complexo B, cálcio, fósforo, potássio, folato, ferro e grande porção de fibras.
  • Um grande inimigo das células cancerígenas por conter fortes antioxidantes super poderosos como: luteína e sulforafano que também auxiliam no controle do açúcar no sangue, traz benefícios aos ossos e coração. Os compostos bioativos, como sulforafano e indol-3-carbinol, que contêm neles são propriedades anti-inflamatórias e anticancerígenas.
  • É um dos vegetais mais nutritivos podendo ser consumidos seus talos, folhas e flores, pode ser servido de várias maneiras, porém, para se obter o máximo possível de seus benefícios o ideal é cozido no vapor por cerca de 20 minutos para evitar a perda de vitaminas ou cru, entretanto ao consumi-lo cru como qualquer outro vegetal há o risco de estar infectado com impurezas do solo ou substâncias tóxicas de fora como bactérias, então é necessário higienizá-lo corretamente e com muito cuidado.
  • O brócolis é um vegetal crucífero, ou seja, pertence à mesma família das plantas como o repolho, a couve-flor e a couve de Bruxelas. Ele é nativo da região do Mediterrâneo e é conhecido por suas propriedades nutricionais e medicinais.
  • Além de seus benefícios nutricionais, o brócolis é um vegetal versátil que pode ser preparado de diversas formas como: cozido, assado, grelhado ou comido cru em saladas. Ele também pode ser adicionado a sopas, guisados, massas e outros pratos
  • Comê-lo facilita demais a digestão dos alimentos por estar consumindo fibras ao ingeri-lo, melhorando assim a função do intestino, então o sistema digestivo como um todo, pelo melhor funcionamento, se mantém saudável e evitando prisão de ventre. Com isso também ajuda a eliminar qualquer toxina prejudicial e seus componentes cooperam de forma relevante na saúde da pele.
  • Muito recomendado para atletas consumirem ou pessoas que querem perder peso, porque além dele ser riquíssimo em fibras, também possui pouquíssima caloria, em 100 gramas de brócolis possuem apenas 34 calorias
  • Comer todos os dias aumentam as defesas do organismo não somente por causa da quantidade de vitamina C que há nele, como também glucosinolatos e selênio que fortalece o sistema imunológico aumentando as defesas do organismo, protegendo o corpo contra infecções.
  • Um vegetal muito saboroso, versátil, extremamente saudável e que pode consumido em sua totalidade, por conta dessa característica é possível ingressá-lo em inúmeras receitas.

O brócolis também tem suas contraindicações:

- Uma delas é a quantidade para qualquer pessoa, se houver consumo excessivo por dificultar a absorção do sódio, isso pode prejudicar a glândula. E para quem já tem ou teve problemas na glândula não é indicado, pois, ele contém uma substância não recomendada nesse caso que são os tiocianatos.
- Alguns vegetais provocam excesso de gases e o brócolis está entre esses vegetais e isso acontece porque esses vegetais são ricos em fibras e ainda possuem rafinose que não é digerida e fermentada no intestino.
- E é importante lembrar que algumas pessoas podem ter intolerância ao brócolis ou outros vegetais crucíferos, o que pode levar a sintomas como: inchaço abdominal, flatulência e diarreia.
- É sempre recomendável falar com um médico ou nutricionista antes de fazer grandes mudanças em sua dieta.

Vamos conhecer algumas curiosidades básicas sobre o brócolis:

É uma planta bienal, o que significa que leva dois anos para completar seu ciclo de vida.
Fonte riquíssima de vitamina C no entanto que em uma porção de 100 gramas contém mais vitamina C do que uma laranja.
O brócolis é um dos vegetais mais nutritivos disponíveis e é frequentemente chamado de "superfood".
O brócolis é originário da região do Mediterrâneo e foi trazido para a América do Norte pelos colonos italianos no século XVIII.O brócolis contém um composto chamado sulforafano, que tem propriedades anticancerígenas.
O brócolis é uma cultura de clima frio e pode crescer em temperaturas tão baixas quanto 0 graus Celsius.
O brócolis é um vegetal fácil de cultivar e pode ser cultivado em quase todos os tipos de solo.
Ele prefere um solo rico em matéria orgânica e com pH entre 6,0 e 7,5.Os talos e folhas do brócolis são comestíveis e contêm nutrientes valiosos.
O brócolis é uma fonte de proteína vegetal e pode ser uma excelente adição a uma dieta vegetariana ou vegana.

Você que chegou até aqui é porque gosta de cuidar da sua saúde através da alimentação, então vou te deixar gratuitamente um e-book com Café da manhã Low-carb gourmet



Veja este vídeo no Canal ALIMENTOS e SAÚDE 🔽


COMER, A MELHOR COISA DA VIDA!!!

 


Comentários