A história fascinante do amendoim: da América do Sul ao mundo
Esse grão traz muitos benefícios a nossa saúde, ele tem uma alta concentração de calorias e essas calorias vem da gordura que ele possui e quando lemos gordura já pensamos em fugir ao máximo desse alimento, mas calma!!
A gordura é importante para o nosso organismo, todas as nossas células tem gordura, elas cuidam da formação dos hormônios sexuais e da questão térmica do nosso corpo. A gordura que o amendoim contém são as gorduras insaturadas (gordura "do bem").
As principais gorduras presentes nele são ômega 9 e o ômega 6, que são exclusivas em oleaginosas e consumindo equilibradamente com o ômega 3 que é encontrado em alguns peixes, se torna importante para prevenir doenças como: Alzheimer, depressão, obesidade, diabetes, protege o sistema nervoso, protege a saúde dos ossos, previne anemia, diminui o risco de malformção do bebê na gestação, melhora o humor com aumento da produção de serotonina, previne diabetes tipo 2, ajuda a controlar o colesterol e ajuda na prevenção do câncer, mantendo assim o organismo saudável.
E mesmo com alto teor de gordura ele tem zero colesterol e ainda possui nutrientes como o fitosterol que ajuda na diminuição do colesterol ruim no fluxo sanguíneo, protegendo indiretamente o coração, evitando assim o infarto e doenças cardiovasculares, que podem levar a doenças isquêmicas.
Leia até o final porque darei dicas de qual amendoim é o melhor para o seu consumo mais a frente.
Ele também tem um corante natural, isso significa que ele é rico resveratrol com a função potente de antioxidante e anti-inflamatório.
Ajuda a controlar os níveis de açúcar no sangue, isso ativa o metabolismo o que consequentemente auxilia na perda de gordura e além de ajudar a perder peso também facilita na recuperação e desenvolvimento de massa muscular, para quem faz musculação ele coopera demais com a definição dos músculos. Mas para ter bons resultados é necessário comer com moderação e sem açúcar. Se consumir a pasta de amendoim 5 vezes por semana reduz o risco de diabetes tipo 2, principalmente em mulheres.
O ideal é comer esse grão in natura para aproveitar todas as suas fibras, vitaminas e minerais, caso contrário, esse produto ultra processado, em geral, costumam ser pobres em fibras, vitaminas e minerais.Esse grão torrado mantém todos os seus nutrientes, no entanto o melhor é torrá-lo em casa Para quem sofre de constipação, há outra vantagem, pois ele é rico em fibras e isso pode ajudar a amolecer as fezes, facilitando assim o trânsito na expulsão do bolo fecal e resolver o problema do intestino preguiçoso.
Pode se comer com casca e a recomendação médica ideal de consumo diário é de 30 gramas por dia, mais que isso se torna uma bomba calóricaPor ser muito rico em fibras e gordura boa auxilia no controle do apetite, permanecerá mais tempo no estômago para ser digerido e tudo que consumir junto com o amendoim vai acontecer o mesmo, será digerido lentamente e seus benefícios também absorvidos devagar, sempre lembrando que amendoim deve consumir controladamente por ser densamente calórico, o fazendo com sabedoria terá auxílio até na perda de peso.O amendoim é tranquilamente recomendável para diabéticos, visto que seu índice glicêmico é baixo, claro que consumindo com moderação.
Como todo alimento ele também tem seus malefícios:
- Apesar de ser fonte de boas gorduras, o consumo deve ser moderado porque em 100 gramas contém 600 calorias;
- Normalmente ele é consumido como petisco acompanhado de bebidas nada saudáveis, é interessante repensar sua forma de consumo podendo assim aproveitar todos os seus benefícios, fuja do amendoim japonês porque essa versão tem uma quantidade enorme de sódio, sendo muito prejudicial para sua saúde;
- Para quem sofre de doenças intestinais como: doença de Crohn, retocolite ulcerativa, síndrome do intestino irritável o amendoim pode causar diarreia se o consumo for em grande quantidade, fique atento quanto a isso.
- Esse grão também não é recomendado para as pessoas com herpes porque em suas características tem a arginina que é um aminoácido que pode antecipar episódios da herpes;
- O amendoim é uma das principais fontes de alergias alimentares em todo o mundo e pessoas com alergia a amendoim devem evitar o seu consumo, para evitar um choque anafilático ou outras reações, podendo chegar até a fatalidade.
Agora vamos a algumas curiosidades interessantes sobre o amendoim:
- É uma leguminosa, uma vez que cresce no subsolo
- O amendoim é originário da América do Sul, mas é cultivado em todo o mundo, principalmente na Ásia, África e América do Norte.
- O amendoim é uma das duas principais culturas nos Estados Unidos e é usado para produzir uma variedade de produtos, desde manteiga de amendoim até óleo de cozinha e combustível para aviação.
- Amendoínas são frequentemente usadas na culinária asiática e africana para fazer molhos, ensopados e pratos salgados e doces.
- É também uma excelente fonte de proteínas, fibras, gorduras saudáveis, vitaminas e minerais essenciais, como vitamina E, magnésio, zinco, potássio, vitaminas do complexo B, folato, fósforo, cobre, potássio, cálcio e niacina,
- As alergias ao amendoim são uma das alergias alimentares mais comuns e podem ser graves.
- O amendoim também é usado para fazer uma bebida popular em algumas partes da África chamada "kunu". A bebida é feita com amendoim, arroz, gengibre e outros ingredientes.
- Em algumas culturas, acredita-se que os amendoins tenham propriedades afrodisíacas e sejam usados como remédio para a impotência masculina, mas é mito que ele tenha relação com o desempenho sexual do homem
- As propriedades presentes nele que estariam relacionados à melhoria do desempenho sexual seriam a vitamina E e o zinco, nutrientes que auxiliam a produção natural dos hormônios sexuais. Entretanto, existem outros alimentos com uma presença muito mais significativa de vitamina E do que o amendoim. Por outro lado, os nutrientes do amendoim aumentam o fluxo sanguíneo, incluindo o do órgão genital masculino, o que pode contribuir para evitar a impotência sexual.
- Com sabor característico e agradável, com um toque adocicado.
- É rico em ácidos graxos monoinsaturados e poliinsaturados, que são considerados gorduras saudáveis para o coração
- É naturalmente baixo em açúcar, o que o torna uma opção saudável para pessoas que precisam controlar a ingestão de açúcar.
- O amendoim é utilizado em diversos pratos, como saladas, sobremesas, molhos e petiscos.
- É amplamente cultivado em todo o mundo e é fácil de encontrar em supermercados e lojas de produtos naturais.
- O amendoim é relativamente barato em comparação com outras nozes e sementes.
- Pode ser armazenado por longos períodos, desde que seja mantido em local fresco e seco.
- Versatilidade na culinária, pois podem ser consumidos crus, torrados, cozidos ou usados para fazer pasta de amendoim, óleo e pratos diversos.
O ideal seria consumi-lo diariamente respeitando as porções adequadas e não comer junto com bebidas como petiscos para não ultrapassar no valor calórico
Você que chegou até aqui é porque gosta de cuidar da sua saúde através da alimentação, então vou te deixar gratuitamente um e-book com Café da manhã Low-carb gourmet
Veja este vídeo no Canal ALIMENTOS e SAÚDE 🔽
COMER, A MELHOR COISA DA VIDA!!!
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
Comentários
Postar um comentário